• Editor

3 Maneiras econômicas para aumentar a visibilidade da sua entidade

Atualizado: 24 de Jul de 2018

18/06/2018

Equipe bem-sucedida

A conquista de visibilidade e influência na conscientização pública são preocupações de quaisquer organizações, que estejam vendendo carros ou financiando pesquisas sobre o câncer. Para que as pessoas contribuam com suas causas, elas precisam saber que você existe. Com orçamentos promocionais limitados, muitas organizações sem fins lucrativos lutam para repercutirem e ganharem publicidade às suas ações.

Equipe unida

Existem, no entanto, algumas formas de baixo custo para as organizações sem fins lucrativos atingirem um público de potenciais doadores maior. Aprenda a fazer parcerias com outras organizações, marque presença em eventos locais e peça aos meios de comunicação suporte para aumentar a visibilidade da sua organização.



1. Parceiro para alcançar um novo público

Se você quer aumentar a visibilidade de sua OSC para atrair mais pessoas interessadas e envolvidas, a fim de  alcançar aquelas que ainda não estão prestando atenção, um bom passo é buscar o apoio de outra organização.


Formar uma parceria coloca o seu trabalho à frente de um novo grupo de pessoas, seja uma empresa local, o público de uma equipe esportiva ou os clientes de um restaurante. Por exemplo, o Nashville Sounds, um time de beisebol da segunda divisão, tem um programa de Caridade da Noite: eles apresentam uma organização de caridade local em todos os jogos em casa.


Existem benefícios para o seu parceiro também. Muitos locais de trabalho constroem sua moral social por meio de projetos de caridade. Empresas e equipes locais gostam de se associar a organizações de impacto social respeitadas.


Ao abordar possíveis parceiros, inicie a conversa com uma ideia clara de qual é o seu público e como alcançá-los. Também esteja ciente de como a missão e as práticas da outra organização estão alinhadas à sua causa e valores. Parcerias funcionam melhor quando há uma conexão clara entre os objetivos de ambas as partes.


2. Traga seu trabalho para eventos populares


Um restaurante ou cafeteria pagará muito mais para alugar um local em uma rua movimentada. O motivo é simples: mais tráfego significa mais visibilidade. Trazer sua empresa para onde as pessoas já se reúnem é vital para a visibilidade. É por isso que sua organização de impacto social precisa ter uma forte presença em eventos locais.


Datas comemorativas, festas de fim de ano, entre outros eventos que atraem muitas pessoas, são ótimas oportunidades para aumentar a visibilidade. Em vez de sair e tentar alcançar pessoas em toda a sua cidade, estado ou país (que talvez nem estejam prestando atenção), você deve levar sua causa até onde você sabe que as pessoas estarão.


Felizmente, eventos públicos e comunitários costumam ficar felizes em seder uma mesa para organizações sem fins lucrativos. Veja a agenda de eventos da sua cidade, entre em contato com os organizadores e pergunte qual função sua organização pode desempenhar. Se houverem mais organizações envolvidas, é uma boa ideia pensar numa exibição atraente ou uma atividade divertida para atrair pessoas.


Keep-A-Breast, uma organização de prevenção e conscientização sobre o câncer de mama, tem conquistado muito sucesso por marcar presença constante no The Vans Warped Tour, uma série de concertos de verão que atrai muitos jovens amantes da música.


A estratégia deles também mostra a importância de considerar o público de um evento. Como o Keep-A-Breast visa erradicar o câncer de mama em gerações futuras, a multidão de adolescentes e jovens adultos do The Warped Tour é a combinação perfeita para a mensagem deles. Se houver uma faixa etária ou população específica que você deseja alcançar, procure eventos nos quais esse grupo já participa.


3. Basta perguntar


A maneira mais simples de conseguir o que você quer é pedir. Assim como na captação de recursos, você precisa estar disposto a pedir às organizações e aos meios de comunicação que divulguem um pouco da sua organização. Uma coisa que impede muitas organizações sem fins lucrativos de atingir um público mais amplo é a suposição de que, sem um grande orçamento, você está condenado.


Mas só porque você não pode comprar um comercial no horário nobre, não significa que a televisão está completamente fora do seu alcance. As redes de notícias locais geralmente cobrem campanhas e eventos de caridade, mas você precisa se envolver proativamente para obter alguma atenção.


O mesmo acontece com os jornais impressos. Se você não puder atrair a atenção de um repórter para contar a sua história, uma alternativa é solicitar a doação de espaço publicitário.


Conquistar oportunidades de publicidade como essas se tornará mais fácil se você cultivar relacionamentos contínuos com os meios de comunicação. Certifique-se de checar com a sua equipe e amigos se eles têm algum amigo ou familiar que possa contribuir para a sua rede de contatos.

Se você quer ser visto, você deve estar disposto a entrar no centro das atenções. Na falta de um grande orçamento de marketing fazer conexões e aproveitar o público existente permite que organizações sem fins lucrativos alcancem mais apoiadores em potencial.


Encontrar um bom parceiro permite que você alcance sua comunidade, e isso dá a eles o benefício de se destacarem como caridosos e envolvidos na comunidade. Eventos locais reúnem um grande número de pessoas em um único lugar, apresentando uma grande oportunidade para apresentá-los à sua missão. Finalmente, pedir aos meios de comunicação locais cobertura pode ser surpreendentemente eficaz. Rádio, noticiários de televisão e jornais estão sempre à procura de causas locais para promover.


Se você olhar proativamente para as oportunidades ao seu redor, sua organização sem fins lucrativos poderá alcançar novos públicos e expandir sua base de suporte.


Fonte: Nossa Causa


71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo